Conheça mais sobre o famoso óleo de Tea Tree

folhas de melaleuca

Imagem: Bigstock

Conhecido no Brasil como melaleuca, o óleo promete diversos benefícios para a saúde interna e externa do corpo

Melaleuca artenifolia é uma árvore australiana muito conhecida pelos aborígenes que sempre habitaram aquela região, os Bundjalung. Eles maceravam as folhas para tratar de dores e também se banhavam nos rios em que as folhas se depositavam para relaxar.

Ela também cultivada em lugares como a Europa, América do Sul e Ásia. Ela é denominada popularmente como árvore do chá – em inglês, tea tree, como ficou reconhecida.

A partir das folhas da melaleuca é possível obter um óleo essencial que é conhecido como poderoso antisséptico e bactericida, além de anti-inflamatório e cicatrizante. O óleo é especialmente utilizado na área cosmética, farmacêutica e medicinal.

Não há nenhuma contraindicação para a utilização do óleo de tea tree, apenas o uso oral não é recomendado, já que o produto pode ser tóxico ao sistema nervoso central. Gestantes no primeiro trimestre da gravidez também devem evitar o uso, já que não há estudos completos sobre os componentes atravessarem ou não a placenta.

Desinfecção de feridas

Por ter propriedades antissépticas, o óleo de melaleuca é muito indicado para a limpeza de cortes e machucados. Geralmente utiliza-se o óleo diluído a 10% para enxaguar e higienizar os cortes infeccionados ou com possibilidade de infecção.

Alívio da congestão nasal

O óleo pode atuar contra os vírus ou bactérias que causam problemas como gripe e resfriado, induzindo a liberação das vias respiratórias. Deve-se aquecer a água com algumas gotas do óleo e utilizar através da inalação, seja por um nebulizador, vaporizador ou até mesmo uma toalha.

Acne

Como já dito anteriormente, é graças às propriedades antibacterianas e antissépticas que o óleo de melaleuca é muito bom para quem sofre com problemas de acne. A substância é capaz de combater a Propionibacterium acnes, uma bactéria responsável pela inflamação dos folículos pilosos e formação de lesões acneicas. Seus efeitos são comparáveis com o peróxido de benzoíla, porém, como composto 100% natural, não causa irritações.

Caspa

O óleo de tea tree provoca uma desobstrução nos folículos do couro cabeludo, além de diminuir a vermelhidão, coceira e descamação devido a ação anti-inflamatória. O ideal é que, semanalmente, a substância seja usada e deixada por alguns minutos no couro cabeludo antes que o processo de lavagem seja retomado.

Depilação

O óleo de melaleuca é ideal para ser utilizado após a depilação, principalmente com cera e lâmina de barbear. O efeito anti-inflamatório, cicatrizante e calmante ajuda muito a pele irritada e também a evitar foliculite.

 

Alguns efeitos diversos do óleo de tea tree são o tratamento da micose das unhas; desodorante natural – por possuir ação antibacteriana, antifúngica, o que combate os odores naturais do corpo; combate ao mau hálito; calmante – atenuando sintomas da ansiedade e depressão; repelente e, por fim, um ótimo agente de limpeza para a casa de uma maneira geral, como em louças, azulejos e pias.

 

Gostou das nossas DicasDiva sobre o óleo de melaleuca? Continue acessando o blog para mais informações do mundo dos cosméticos e dicas para usar na sua casa!

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES