Conheça os diferentes tipos de argila e os benefícios que elas trazem

rosto com máscara de argila

imagem: Freepik

Vindas da terra, as argilas possuem várias colorações diferentes que indicam em qual mineral são mais ricas e quais os benefícios que elas podem trazer para a pele

A argiloterapia, como é chamado o ritual de beleza que leva as argilas como matéria-prima, e utilizada desde tempos muito antigos, já que suas fontes e “produção” são inteiramente naturais. Podendo ser encontradas em diversas formas de solo, cada uma delas possui uma propriedade específica e outras conjuntas que ajudam no cuidado com a pele.

As argilas são ótimas para cuidar da beleza da pele sem precisar de muito cuidado ou manutenção. Ela é fácil de achar, de aplicar na pele e não precisa de nenhum cuidado específico durante o uso. Coletada diretamente do solo, é composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água.

O tratamento com argila também é conhecido como geoterapia, por vir diretamente da terra, e tem poder de atuação tanto interna quanto externamente.

Tanto interna quanto externamente os benefícios são, de certa forma, semelhantes, podendo-se citar a ação analgésica, anti-inflamatória, desobstruente e antitóxica.

Internamente as ações em destaque são a cicatrização, a absorção de impurezas, desintoxicação e antidiarreica. Já externamente, consideram-se as ações antissépticas, anti-traumáticas, tonificantes, estimulantes, vitalizantes e refrescantes.

Elas também favorecem a reprodução celular para afinar e clarear a pele, promovem a esfoliação se usadas tanto na pele quanto no couro cabeludo, absorvem toxinas e impurezas, promovem reconstituição de tecidos, suavizam e amaciam a pele, eliminam bactérias, tem efeito calmante, eliminam a oleosidade da pele e do cabelo… As vantagens são tantas que é até mesmo difícil listar todas elas!

Geralmente a argila é vendida em pó e pode ser misturada com água mineral ou solução fisiológica até que forme uma mistura pastosa. É importante que, ao deixá-la no rosto, mantenha-a hidratada e não deixe secar completamente durante 20 ou 30 minutos. A Dicas Diva recomenda o uso de um recipiente com spray para manter a mistura molhada no rosto.

Confira abaixo a lista de todos os tipos de argila!

Argila verde

Também conhecido como a argila mais comum e popular e também possui a maior diversidade de elementos. Além dela possuir propriedades adstringentes que diminuem a oleosidade da pele e do cabelo, também pode ser muito utilizada no tratamento de acne, abcessos e inchaços, já que é capaz de tonificar, estimular a circulação, secar e desintoxicar, além de ter propriedades analgésicas, bactericidas e cicatrizantes.

Argila amarela

Recomendada para aqueles que tem pele mais enrugada e madura, principalmente graças aos elementos responsáveis pela formação da base do colágeno. Reduz as rugas, retarda o envelhecimento, combate inflamações e aumenta a elasticidade da pele.

Argila negra

É considerada uma das mais nobres por ser mais difícil de ser encontrada. Tem ações anti-inflamatórias, antiestressantes, rejuvenescedoras e estimulantes.

Argila branca

A argila branca é mais conhecida por aqueles que desejam propriedades mais hidratantes. Ela é ótima para peles manchadas e mais sensíveis, pois ajuda a acalmar e também a clarear a derme. Tem propriedade de absorver a oleosidade sem ressecar, já que também hidrata intensamente. É a mais suave de todas!

Argila vermelha

O uso mais conhecido da argila vermelha é o de redução de medidas, por isso pode ser utilizada em todo o corpo, principalmente nas coxas e na barriga. Além disso tem propriedades hidratantes, nutritivas e previne o envelhecimento.

Argila rosa

Trata-se de uma mistura entre a argila branca e a vermelha, carregando propriedades comuns às duas. Tem ação clareadora, calmante, cicatrizante, anti-inflamatória, antienvelhecimento e hidratantes.

Argila cinza

Por possuir enxofre na composição, não é muito recomendada para quem possui pele sensível. Tem propriedades clareadors, antioxidantes, antienvelhecimento e ajuda a combater a acne.

Argila roxa

Como a amarela, sua principal propriedade é a rejuvenescedora, já que auxilia a tonificar e suavizar a pele, dando firmeza.

 

Gostou de entender as diferenças entre os principais tipos de argila? Aproveite e venha até uma de nossas lojas para adquirir a de sua preferência! Acompanhe o nosso blog para mais dicas de beleza.

 

 

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES