Como cuidar dos seus cabelos ruivos

Imagem: Shutterstock

Confira algumas dicas para manter seus cabelos ruivos, naturais ou tingidos, sempre bonitos e saudáveis.

Você sabia que apenas 2% da população mundial é ruiva? É isso mesmo. Os cabelos ruivos são uma raridade e ocorrem por causa de uma mutação em melanocortinas, grupo de hormônios responsáveis – entre outras coisas – pela produção de melanina, proteína que pigmenta nossa pele, pelos e cabelos.

Mas é claro que quem naturalmente não faz parte deste seleto grupo de pessoas pode entrar no clubinho dos ruivos com os tonalizantes e tinturas. O importante mesmo é saber como manter as madeixas cor de fogo sempre bem vivas e saudáveis, afinal de contas, o ruivo sempre teve o seu charme especial, mas quando mal cuidado, pode ficar com um aspecto bem desagradável. Aprenda a evitar.

Lavar

Lavar os cabelos todos os dias não é uma boa ideia para a maioria dos tipos de cabelos. Com a exceção de casos em que o cabelo suja mais facilmente, como em pessoas que costumam praticar esportes com frequência, ou que usam algum produto como cremes e gel, por exemplo, lavar o cabelo todos os dias acaba deixando-o ressecado e eliminando a camada natural de proteção dos fios. O ruivo natural tende a perder o brilho e lavar o cabelo todos os dias só vai ajudar neste processo. Já em relação ao ruivo tingido, as lavagens diárias irão desbotar a cor mais rapidamente. O ideal é tentar manter uma frequência de lavagem na qual seus cabelos permaneçam saudáveis sem acumular sujeira, e isso costumar variar de pessoa para pessoa.

            Temperatura da água

Você já reparou que nos salões de beleza só lavam o seu cabelo com água fria? A água fria mantém as cutículas planas refletindo a luz e isso dá mais brilho ao seu cabelo. Ela também hidrata e acalma o couro cabeludo, estimulando o crescimento natural e saudável do seu cabelo. A água fria também controla a oleosidade e proliferação de fungos que de desenvolvem principalmente em ambientes quentes e úmidos. A água quente, por outro lado, tem alto poder de destruição para o fios e ainda estimula a glândulas do couro cabeludo a produzirem oleosidade, criando um ambiente altamente favorável para os fungos e a sujeira.

Hidratação

Assim como qualquer tipo de cabelo, os ruivos precisam de hidratação constante. Mas os cabelos vermelhos exigem ainda mais cuidado com a hidratação pois, como já falamos, eles tendem a desidratar muito facilmente. A hidratação profunda é super importante para que o cabelo ruivo continue sempre macio, saudável e com o brilho em dia. No caso dos cabelos tingidos, a hidratação se faz ainda mais necessário, já que o fios estão sob o efeito de química. Lembre de fazê-la toda semana.

            Produtos Especiais

Para dar um reforço diário de hidratação e nutrição para os seus cabelos ruivos, procure por produtos específicos para esta cor de cabelo. Aqui mesmo nos Salões e Lojas Diva Cosméticos nós temos shampoos e condicionadores com princípios que agem estimulando a pigmentação dos fios, freando o desbotamento natural do seu ruivo.

            Protetor Solar

É outro cuidado do qual os ruivos não podem abrir mão. Isso porque os cabelos ruivos têm alto poder de oxidação quando expostos aos raios ultravioletas. Isso acelera o desbotamento e às vezes até muda a cor dos cabelos, puxando para um tom mais alaranjado ou até esverdeado. Então, tenha o protetor solar para cabelos sempre por perto.

E então? Tá pensando em mudar a cor dos cabelos e assumir um ruivo arrasador? Conte com toda a nossa equipe de profissionais em um dos Salões Divas para conseguir o tom perfeito do seu ruivo. E se você já tem os fios vermelhos naturalmente, não deixe de seguir as nossas dicas para manter seus cabelos ainda mais bonitos. A gente espera a sua visita por aqui na próxima semana, quando voltaremos com mais uma super dica pra você. 😉

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES