Entenda a numeração nas embalagens de tinturas de cabelo

Imagem: Shutterstock

Os números são uma convenção internacional e entender o que eles significam torna a escolha muito mais fácil.

Mexer na cor do cabelo é uma das primeiras decisões tomadas por quem deseja fazer uma mudança no visual, mas acertar o tom desejado sem a ajuda de um profissional nem sempre é uma tarefa fácil. O que talvez você já até tenha percebido é que as embalagens procuram orientar o consumidor sobre os tons e reflexos que o produto dentro da caixa oferece.

A informação é repassada por meio de uma numeração formada por até quatro dígitos (XX.xx), e que tem o objetivo de orientar a respeito da cor-base e das cores que serão destacadas à luz do sol. A escala numérica segue padrão internacional, logo, saber interpretá-la ajuda você a fazer uma escolha muito mais segura e acertada.

COR BASE E REFLEXOS

Os números antes do ponto representam a cor-base da tintura e variam entre o tom 1 (preto profundo) e 12 (loiro ultra claríssimo). Já os números que se encontram após o ponto fazem referência às nuances e reflexos que a tintura terá no caso de exposição ao sol. Nesta escala, os números variam entre 0.1 (azul/acinzentado) e 0.9 (bege). Confira as duas escalas no quadro abaixo.

Imagem: Pinterest/flavia_leticia1

Sendo assim, uma tintura que apresente em sua embalagem uma numeração 6.7, por exemplo, tem por cor-base o loiro escuro com reflexos marrons sob sol. Simples, não é mesmo? Se a embalagem trouxer um número de dois dígitos após o ponto, o segundo número indica um reflexo secundário, mais discreto que o primeiro.

Quando o tom não possuir reflexos ou já apresentar reflexos naturais, esta informação poderá ser apresentada apenas ignorando qualquer informação além da cor base, ou por meio do número 0 (zero) logo após a indicação numérica da cor base, com ou sem o ponto. Retomando o exemplo anterior, no caso de um loiro escuro sem reflexos, a embalagem poderá apresentar apenas o número 6, ou o número 60, ou ainda 6.0.

É importante ressaltar que, apesar de ser uma convenção, nem todas as marcas de tinturas trabalham com todos os tons e reflexos, então sempre vale a pena pesquisar sobre qual marca oferece exatamente aquilo que você está procurando.

Agora que você já sabe como identificar os tons e reflexos nas embalagens de tinturas de cabelo, não deixe de compartilhar esta informação com as suas amigas pelas Redes Sociais. E se ficou alguma dúvida sobre o assunto, venha até um dos Salões Diva conversar com um de nossos profissionais. Será um prazer!

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES