Como evitar micose nos pés

Imagem: Shutterstock

A boa higiene já ajuda e muito a evitar as infecções por fungos, mas outros cuidados também colaboram para manter os microrganismos longe.

Se você começou a perceber que suas unhas dos pés estão mais ásperas, grossas, quebradiças e com coloração diferente, ou apareceram pequenas rachaduras que coçam e incomodam entre os dedos (ou debaixo deles), provavelmente você está desenvolvendo alguma micose causada por fungos. Estes microrganismos estão por toda a parte e se dividem em mais de 230 mil espécies diferentes. Apenas 100 delas são capazes de causar algum tipo de infecção no ser humano, mas já é o suficiente para que os fungos sejam protagonistas de grandes incômodos. Descubra como mantê-los longe dos seus pés.

A informação mais importante é que estes microrganismos possuem enorme capacidade de proliferação em ambientes quentes e úmidos, por isso é comum o surgimento de micoses de diversas naturezas em épocas de temperaturas elevadas. O que não significa que elas não podem surgir, também, em épocas mais frias. Uma das partes do corpo mais atingidas pelas micoses são as unhas e os dedos. A boa higiene dos pés, além de alguns cuidados simples, são fundamentais para manter a saúde desta região. Confira as nossas dicas:

  • Seque muito bem os pés após o banho;
  • Evite circular descalço em duchas coletivas, bordas de piscinas e praias;
  • Não abuse de sapatos fechados. Prefira calçados mais abertos e ventilados;
  • Troque de meias todos os dias;
  • Mantenha sapatos e botas higienizados com frequência;
  • Jamais compartilhe utensílios de manicure;
  • Ao fazer a unha no salão de beleza, certifique-se de que os instrumentos são descartáveis ou foram corretamente esterilizados;
  • Se necessário, utilize talco ou outros produtos antitranspirantes para controlar o suor nos pés.

Alguns casos mais simples de micose nos pés podem ser resolvidos em tratamentos de podologia. Agende uma visita em um de nossos Salões para uma avaliação. Para os casos mais complexos, você deve procurar ajuda médica especializada. O importante é evitar que o problema se agrave. Micoses aparentemente inocentes podem se transformar em problemas sérios em pessoas diabéticas ou que possuem doenças similares.

Gostou da nossa dica de hoje? Compartilhe a informação com os seus amigos pelas redes sociais e não deixe de conferir nossos serviços de podologia em um dos Salões Diva. Será um prazer receber você. 😉

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES