Saiba como se livrar das pontas duplas no cabelo

Imagem: Shutterstock

Ninguém está livre delas e para acabar com o problema nem sempre é preciso radicalizar no corte. Conheça outras formas de dar um fim nas pontas duplas.

Não tem jeito. Se você simplesmente tem cabelo, é bem provável que já tenha enfrentado ou ainda vá enfrentar problemas com pontas duplas. Elas ocorrem quando a cutícula do cabelo – parte externa da estrutura do fio – se divide em duas (às vezes em três ou quatro) partes. O dano é causado principalmente pela falta de hidratação dos fios, pela ação prolongada do sol, poluição, aplicação contínua de química ou o uso exagerado de secador e chapinha.

Como o cabelo adquire um aspecto ressecado e volumoso, a maioria das mulheres recorrem logo à tesoura para se livrar do problema e, depois, acabam se arrependendo de ter radicalizado o visual. A nossa dica de hoje é justamente sobre como disfarçar ou dar fim às pontas duplas sem sofrimento.

Uma das primeiras alternativas pode ser os produtos seladores, que fecham temporariamente as cutícula capilares, mas não possuem poder para regenerá-las. Estes produtos ajudam a minimizar o aspecto de ‘vassourinha’ nas pontas do fios, mas tudo volta ao normal conforme se lava o cabelo ou assim que você abandonar o uso do produto. Outra medida paliativa são os finalizadores com silicone, que agem como uma espécie de cola temporária para as escamas da cutícula e ainda criam uma barreira protetora oferecendo brilho e controle do frizz. Mas lembre de sempre aplicar o produto após a escova e a chapinha, nunca antes.

Caso você já tenha uma relação de longa data com procedimentos químicos, calma! Seu cabelo ainda pode ter uma chance antes de você decidir cortá-lo. Para o seu caso, a melhor alternativa será uma cauterização ou reconstrução capilar, que tem por objetivo repor proteínas e umidade ao cabelo, promovendo uma hidratação profunda e a reconstrução de toda a massa capilar. É extremamente importante que, ao optar por este procedimento, você procure um salão de beleza profissional. Venha até um dos Salões Diva. 😉

HIDRATAÇÃO

Como a falta de hidratação é a principal condição para que as pontas duplas se manifestem, manter o cabelo bem hidratado sempre será a melhor forma de evitar ou combater este mal. Por isso, procure sempre fazer uma hidratação com um produto indicado pelo seu cabeleireiro. Uma vez a cada 15 dias já é o suficiente para melhorar o aspecto de suas madeixas. No caso do uso contínuo de química, chapinha ou secador, o ideal é fazer hidratação toda semana.

Se depois de tudo isso você perceber que nada mudou, ainda é possível recorrer à tesoura sem a necessidade de grandes mudanças. Um bom papo com o seu cabeleireiro e técnicas de corte que afetam apenas as pontas danificadas, sem comprometer o comprimento do cabelo, provavelmente será a decisão mais inteligente e satisfatória para o seu caso.

Gostou da nossa dica de hoje? Então compartilha com as suas amigas pelas redes sociais. Quer saber mais? Vem conversar com os nossos profissionais em um dos Salões Diva. Estamos em dois endereços, ambos na Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba. 😉

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES