Saiba como manter as unhas fortes e saudáveis

Imagem: Shutterstock

Alimentação equilibrada e correção de maus hábitos são os principais meios de manter a saúde das suas unhas. Confira nossas dicas.

Se você é daquelas que não consegue passar muito tempo com as unhas feitas porque sempre uma delas quebra, do nada, talvez suas unhas estejam fracas demais e precisem de cuidado redobrado. As unhas são estruturas sólidas formadas principalmente por queratina, proteína presente nos seres vivos responsável pela formação de estruturas como unhas, cabelos e pelos. Para manter estas estruturas sempre fortes e saudáveis, existem dois caminhos primordiais que você deve seguir.

O primeiro deles é a alimentação. Você já deve estar cansada de saber o quanto sua alimentação tem reflexos significativos na saúde do seu corpo, e com as unhas isso não é diferente. Elas são fortalecidas a partir de uma alimentação rica em cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B9, C e H. Alimentos como feijão, cereais integrais, brócolis, banana, abacate, pimentão, salmão, batata doce, folhas verdes e carnes vermelhas são algumas fontes destes minerais e vitaminas.

O segundo caminho é um pouco mais difícil e exige que você abandone hábitos que talvez já faça parte da sua vida desde a infância. O hábito de roer as unhas, por exemplo, causa um trauma à estrutura das suas unhas e compromete o crescimento das mesmas. O mesmo acontece quando você utiliza a sua unha como ferramenta para tirar a cola de uma embalagem, abrir a argola de um chaveiro e até mesmo raspar o esmalte lascado. Livre-se destes hábitos de maneira gradativa, estando sempre atenta para corrigir-se assim que aparecer a oportunidade em cometer alguns destes “crimes” contra suas unhas.

CUIDADOS

Além de manter uma boa alimentação e corrigir os maus hábitos, alguns outros cuidados também podem ajuda-la a fortalecer as suas unhas e mantê-las sempre saudáveis. Confira.

  • Deixe a sua unha respirar. Antes de pintá-las novamente, retire todo o esmalte anterior e deixe sua unha livre por pelo menos 24 horas antes da nova pintura.
  • Ao retirar o esmalte, prefira sempre removedor à acetona. O primeiro geralmente possui glicerina em sua fórmula, o que ajuda a cuidar das suas unhas, enquanto a acetona possui uma química muito forte que pode ressecá-las.
  • Utilize bases fortalecedores pelos menos duas vezes por mês, principalmente as que apresentem Vitaminas E e B5 em sua composição.
  • Durante os serviços domésticos, utilizes luvas de borracha ou silicone. A maior parte dos produtos de limpeza possui produtos químicos altamente prejudiciais à pele e às unhas.
  • Mantenha suas cutículas bem cuidadas e hidratadas, elas também são primordiais para a saúde das suas unhas.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então não deixe de visitar o nosso Blog toda semana. A gente tem sempre uma super dica esperando por você. Aproveita para compartilhar o link deste texto com os seus amigos pelas redes sociais. E se quiser manter as suas unhas sempre saudáveis e bem cuidadas, estamos esperando por você em um dos Salões Diva, na XV de Novembro, nos números 171 e 247, bem no Centro de Curitiba. 😉

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES