Para que serve cada pincel de maquiagem?

Imagem: Shutterstock

A quantidade de modelos é enorme e cada um possui uma função específica. Aprenda aqui como usar cada um dos pinceis de maquiagem.

Conseguir os melhores efeitos na aplicação de cada produto na hora da maquiagem depende muito do tipo de pincel que você escolher. Mas a gente sabe que a quantidade de modelos para diferentes funções e produtos acabam confundindo quem ainda não tem muita intimidade com os pincéis. Pra te ajudar a se encontrar no meio de tantas opções, a gente preparou um guia rápido e fácil pra você saber quando e com que produto usar cada um deles. Acompanhe.

Para ficar mais fácil, a gente separou os pinceis mais usados e os dividiu em dois grupos. Os seis primeiros são pinceis específicos para a região dos olhos e para a boca. Então vamos lá!

Imagem: Reprodução / Capricho

1. Pincel Chanfrado

O pincel chanfrado é aquele com um corte na diagonal. Quando as cerdas são mais rígidas e de menor extensão, eles podem ser usados para delinear ou arrumar algumas falhas na sobrancelha. Os que possuem cerdas um pouco maiores e mais flexíveis são perfeitos para passar iluminador rente à sobrancelha ou os cantos internos do olho.

2. Pincel para Esfumar

Este pincel também serve para marcar ou esfumar a sombra na região do côncavo, a parte mais funda das pálpebras logo abaixo da sobrancelha.

3. Escovinha de Sobrancelhas

Este acessório possui dois lados. Um mais rígido e outro mais flexível. Ambos servem para pentear a sobrancelha, mas também ajudam a uniformizar a sombra ou lápis, caso você use algum dos dois para corrigir alguma falha nas sobrancelhas.

4. Pincel de Esponja

Este é o mais conhecido de todos e está presente em qualquer estojo de maquiagem. Por ser mais rígido, ele é mais indicado para aplicação pontual de glitter ou sombra. No caso da sombra, a nossa dica é que você utilize este pincel apenas para aplicação, ao utilizar para espalhar, corre-se o risco da sombra ficar marcada de forma exagerada.

5. Pincel para Delinear

O pincel delineador possui cerdas curtas, finas e levemente rígidas. Este será seu fiel escudeiro pois será utilizado quase sempre que você precisar ‘riscar’ às regiões próximas aos cílios. Ótimo para acertar o ‘efeito gatinho’.

6. Pincel de Batom

Com extremidade pontiaguda superfina, este pincel é ideal para desenhar o contorno dos lábios na hora de aplicar o batom e também ajuda a evitar ou corrigir falhas no caso de uma aplicação com o bastão diretamente.

No segundo grupo de pinceis, a gente separou outros cinco acessórios que você deve utilizar na pele do rosto para aplicar produtos como bases, pó, iluminadores e blushes. Confira!

Imagem: Reprodução / Capricho

7. Pincel de Pó

É o maior pincel de todos e possui cerdas macias e flexíveis para aplicação uniforme do pó. A dica para conseguir o efeito mais natural possível é aplicar o pó com leves batidas por todo o rosto, e não espalhando.

8. Pincel de Base

Faça o teste de aplicar a base líquida com as mãos em metade do rosto e, na outra metade, usar o pincel específico para a aplicação e confira o efeito mais aveludado que o pincel proporciona. As cerdas são achatadas justamente para a base não acumular.

9. Vassourinha

O mais ‘diferentão’ de todos tem duas funções bem legais. A primeira delas tem tudo a ver com o nome do pincel, pois ele serve pra ‘varrer’ o acúmulo de sombra que pode ser caído nas bochechas. Se você usar qualquer outro pincel para esta função, correrá o risco de espalhar ainda mais a sombra. O Pincel Vassourinha também serve para aplicar iluminador na região da têmpora.

10. Pincel de Blush

É o mais comum dentre os acessórios deste grupo. Também é bem macio, igual ao Pincel de Pó, mas é um pouco menor para aplicar o blush em uma região menor. A versão chanfrada é perfeita para contornar as maçãs do rosto com mais precisão.

11. Pincel de Corretivo

Também achatado, igual ao da base mas bem menor, para aplicar corretivo em lugares mais pontuais e difíceis de acessar, como na região das olheiras ou na base do nariz.

Agora que você já sabe para que serve cada um dos pinceis de maquiagem, experimente, teste e descubra melhor o que cada um deles pode fazer por você. Se você ainda não tem algum deles, passe em uma das Lojas Diva e aproveite os descontos em toda Linha de Pinceis Macrilan.

E não deixe de fazer aquela visitinha semanal ao nosso Blog. Você sempre vai encontrar uma dica incrível para arrasar nos cuidados de beleza. 😉

Seja o primeiro a receber AS NOVIDADES