Cuidados ao usar secador e chapinha

Muitas mulheres não conseguem ficar sem usar secador e chapinha, mas o uso constante requer alguns cuidados para não ressecar os fios.

Apesar de serem dois acessórios fundamentais quando se trata de beleza, é preciso ficar de olho para não usa-los de maneira errada e prejudicar a saúde dos seus cabelos. Todo cuidado é pouco!

O calor excessivo do secador e da chapinha é um dos principais problemas, que requer atenção redobrada. No couro cabeludo, o calor do secador pode aumentar a oleosidade e causar seborreia, e com a chapinha o dano é ainda maior, pois ela faz com que proteínas importantes sejam perdidas, comprometendo a estrutura da hasta, ficando mais sujeita à quebra.

Para evitar que esses efeitos negativos aconteçam, alguns cuidados são fundamentais para quem não vive sem essa dupla dinâmica no dia a dia,  confira.

 

Secador

A distância do secador em relação ao couro cabeludo é um dos fatores mais importantes, por isso, nada de encostar o bocal nos fios: mantenha uma distância de pelo menos 15 centímetros entre o fio e o aparelho.

Se você é daquelas que adora um megahair, o cuidado deve ser redobrado, pois a proximidade do secador com a cola do produto pode prejudicar o alongamento: o ideal é manter a mesma distância de 15 centímetros entre o secador e o local onde o mega for colado.

Uma dica final quanto ao uso do secador é utilizar protetor térmico antes da secagem, pois o produto forma uma espécie de película protetora na superfície dos fios, ajudando a manter sua integridade e minimizando muito os danos.

 

Chapinha

Como dissemos anteriormente, a elevada temperatura da chapinha pode danificar o seu cabelo, e por isso, usa-lá na potência máxima pode ser um perigo. É recomendável utilizar a potência mínima para fios finos e a potência média para fios médios a grossos.

Sabe aquelas receitas mirabolantes de passar a chapinha em cabelos molhados? Esqueça! Chapinha somente em fios secos e escovados antes! Se você utiliza-lá após a secagem natural dos cabelos, o resultado pode ficar longe do esperado.

Passar óleos no cabelo antes da chapinha também está fora de cogitação.

Os óleos minerais, estimulados pelo calor da chapinha, podem atingir temperaturas altíssimas que acabam com a saúde dos fios.

Então, meninas, o recado é ter cuidado. Os benefícios dessa dupla dinâmica vocês já conhecem, mas lembrem-se de que ter os cabelos saudáveis após o uso é sempre melhor do que apenas curtir o resultado momentâneo.